quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vacinas

Uma informação importantíssima para quem pretende ir à África: é preciso tomar a vacina da Febre Amarela. Nem pensem no velho jeitinho brasileiro (oh God I hate it) pensando que chegando na África você resolve, suborna ou jura que vai tomar. Não. Você não sai do Brasil sem essa vacina, and that's it. Claro que nada nessa vida é fácil, então é preciso tomar alguns cuidados.
Primeiramente, tome a vacina uns 15 dias antes da viagem. Não adianta tomar um dia antes do vôo, há uma exigência de tempo, pois algumas pessoas tem reações bizarras com a vacina. Depois, não basta estar imunizado, você precisa ir até a Anvisa, munido do seu "comprovante" de vacinação, e solicitar a sua Carteira Internacional de Vacinação. A carteirinha não é nanda de mais, um papel amarelado que diz em duas línguas que você está imune. Bem, então você vai GRAMPEAR esse documento no seu passaporte, caso o cabeção o esqueça em casa depois de todo esse trabalho.
Bom, gostaríamos de alertá-los de algumas lendas e informações confusas que a internet nos proporciona, bem como o site desatualizado da Anvisa (palavras da própria funcionária).
- Não é mais possível ser vacinado nos aeroportos. Apesar de muitos sites (inclusive o da Anvisa) dizer o contrário, acreditem: não é possível.
- É preciso fazer um cadastro sei lá onde, também no site da... adivinhem? Anvisa. Essa informação não está em nenhum lugar, pelo menos não até hoje, e você precisa desse cadastro para pegar a senha, para pegar a carteirinha, etc, etc.
- Você terá que se apresentar para a emissão do documento. Ok, é meio óbvio para alguns, mas isso também gera confusão. Sendo assim, não adianta mandar o amigo, vô, vó ou o pau mandado da sua empresa. No way my dear!
- A emissão demora. Demora sim, aproximadamente meia hora, pelo menos no aeroporto de Congonhas. Acreditávamos que gastaríamos no máximo 10 minutos, que ingênuos. Levem um bom livro ou um Sudoku novo and have fun.
Bem, as dicas são mais ou menos essas, pelo menos foram os casos que presenciamos na longa espera da emissão e também algumas dúvidas que nós tivemos.
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário